BIKE - Bike Is Key Earth - AE Vale D’ Este, Viatodos

 13 novembro 2021 - A pedalar também se aprende

"A pedalar também se aprende!”  foi o mote para o primeiro passeio promovido pelo Clube Bike, que está operacional pela primeira vez este ano letivo, no Agrupamento de Escola Vale D’Este, Viatodos.

Nesse sentido, o Clube Bike organizou, este sábado, dia 13 de novembro, um passeio de bicicleta por um dos mais bonitos trilhos de freguesias de Viatodos, Nine, Arnoso Santa Eulália, Couto de Cambeses e São Miguel da Carreira, num percurso circular de 15 quilómetros que fez as delícias dos cerca de 40 participantes, entre alunos, professores e até alguns familiares dos alunos envolvidos na atividade. O grupo contou ainda com o acompanhamento da GNR de Barcelos e Bombeiros Voluntários de Viatodos, para maior segurança de todos.

De acordo com a Professora Ana Maria Moreira, coordenadora do Clube, o que se pretende é “reconhecer o papel fundamental da educação para o exercício consciente da cidadania ambiental, proporcionando uma mobilidade ativa ciclável aos alunos.” Para que tal seja possível, é premente a implantação de projetos pedagógicos inovadores e a realização de atividades que promovam o uso da biclicleta, de forma segura e consciente, acresce a docente.

O ponto de encontro foi a sede do agrupamento, da qual o grupo às 9.00 horas e onde chegou cerca das 12.30. Ao longo do percurso, admirou-se a paisagem outonal, conviveu-se, trocaram-se curiosidades sobre matemática, português, história… Mas sobretudo viveu-se o momento! Segundo Daniela Morais, aluna do 11º ano do Curso Científico Humanístico de Línguas e Humanidades “Esta atividade fez-me bem, não só para relaxar, mas também para mudar a minha rotina. Fez-me sair um pouco da minha zona de conforto e conhecer novos caminhos. Adorei e tenciono repetir!” Já na perspetiva de Ana Luísa Silva, aluna do mesmo ano e curso, “A foi muito bem conseguida, pois não só promoveu a atividade física como a interação entre alunos e professores de uma forma mais informal. O percurso foi feito sempre com bom humor e muitas gargalhadas. Mal posso esperar pela próxima atividade!”

Pelo meio, os participantes tiveram o privilégio de saborear as “Broinhas de Santa Luzia e degustar umas saborosíssimas castanhas assadas, servidas com enorme simpatia e com o patrocínio da União de Freguesias de Viatodos, Grimancelos, Minhotães e Monte de Fralães.

Outros patrocínios asseguraram a realização deste “A pedalar também se aprende”, entre os quais a       

num dia em que até São Martinho presenteou os ciclistas com um maravilhoso dia de Sol!

Faça a leitura deste QR code para assistir a um pequeno vídeo do passeio ou clique aqui.

                                                                                                          

Clique aqui para consultar a notícia do dia 17/11 no Jornal do Minho (página 27) 



25 fevereiro 2022 - A pedalar mascarados pela TERRA

Hoje não poluo. Vou de bicicleta! Clubesoma e segue! 

A segunda iniciativa promovida pelo Clube Bike decorreu esta sexta feira, dia 25, sob o lema “A pedalar mascarados pela TERRA”, em consonância com a época carnavalesca que se vive. Uma vez mais, o Agrupamento de Escolas Vale D’Este, Viatodos, revela-se uma escola orgulhosamente ativa, com uma séria aposta na mobilidade ativa ciclável.

Desta feita, o Clube Bike estabeleceu uma parceria com o Bia Todos Team – Casa do Povo de Viatodos, unindo-se esforços em prol da Natureza e Sustentabilidade. Para além disso, o evento contou com um convidado especial, o Campeão Regional da Taça de Maratonas ARCVR, Filipe Brito, ciclista com um projeto que envolve a promoção da mobilidade ciclável junto dos mais novos. O ciclista destacou a importância do uso da bicicleta, referindo que a mesma “não serve só para fazer desporto. A bicicleta é um meio de transporte. Quantas mais pessoas estiverem a andar de bicicleta, menos carros estarão a circular na estrada.” A questão da segurança também foi abordada pelo campeão, para quem “Os nossos governantes têm de estar cada vez mais sensibilizados para essas situações. Se houver vias próprias para os utilizadores de bicicletas, as pessoas sentir-se-ão muito mais seguras. Daí que as ciclovias sejam muito importantes.”

Além da participação ativa no evento, Filipe Brito alertou os jovens e todos os participantes para a necessidade de se observarem as regras de segurança quando se usa a bicicleta e conversou com os alunos, dando o seu testemunho de ciclista experimentado.

E porque é Carnaval, todos os participantes foram desafiados a comparecer mascarados, preferencialmente usando máscaras alusivas à Terra e à sustentabilidade, nunca esquecendo um dos objetivos do Clube Bike: a sensibilização para o cuidado e preservação do nosso Planeta, já que, parafraseando Greta Thunberg “Não há planeta B”.

O grupo de mais de 80 participantes saiu da sede do Agrupamento por volta das 14.00h e percorreu Viatodos, num percurso circular traçado pelo Bia Todos Team. Saudou e foi saudado por vários habitantes e, mais uma vez, não faltaram sorrisos e companheirismo, a dar conta de que também assim se faz a escola e se educam jovens e adultos, unidos na comum missão de preservar o planete que nos acolhe.

Como não podia deixar de ser, a GNR e os Bombeiros Voluntários de Viatodos zelaram pela segurança de todos, com o profissionalismo e simpatia habituais. A prestação dos elementos do BiaTodosTeam foi uma constante e a sua experiência constituiu, sem dúvida, uma mais-valia para a atividade.

Também o Presidente da União de Freguesias de Viatodos, Grimancelos, Minhotães e Monte de Fralães (UFVGMMF), David Sousa, fez questão de saudar os ciclistas antes da partida para esta arruada. Na sua opinião, este tipo de iniciativa é essencial, já que estamos a falar de “um meio de transporte amigo do ambiente, amigo das pessoas.” A UF mostra-se solidária com os alunos que pretendam usar as bicicletas para se deslocarem para a escola. Por enquanto a construção de uma ciclovia ainda não se afigura uma realidade, por questões logísticas como a largura das vias, mas não é uma hipótese descartada.

Aos participantes no evento não faltaram os mimos costumeiros: as bolachas da Vieira de Castro; o autógrafo e brindes do Filipe Brito, entre outros. Mas, sem dúvida, que o maior presente foi a participação na atividade em si, “pela experiência de companheirismo e partilha que a todos proporcionou”, como destacou o professor João Oliveira, da Direção do AEVE.

Aos participantes e a todos os envolvidos no evento fica a convicção de que a mobilidade ciclável é uma ferramenta essencial na luta contra diversas formas de poluição, constituindo uma forma inteligente de mobilidade e uma chave para o futuro do Planeta Terra.

Ângela Dinis, professora

Faça a leitura deste QR code para assistir a um pequeno vídeo do passeio ou clique aqui 

Clique aqui para consultar a notícia do dia 28/02/2022 no Jornal Correio do Minho (página 9)



14 de junho 2022 - A pedalar à beira-rio!

O clube  BIKE  e a rota do românico


Para terminar o ano em beleza, o Clube Bike  organizou um último passeio pela rota do românico, no distrito de Braga. Foi, maioritariamente, um percurso feito ao longo do rio Guizande (um afluente do Rio Este), que, como o calor apertava, proporcionou alguma frescura aos ciclistas. Durante o percurso de cerca de 18 quilómetros, os mais de 50 ciclistas puderam, uma vez mais, apreciar o contacto com a natureza, conviver, partilhar experiências e, desta feita, contactar com a história local, de muito perto.

A saída da escola aconteceu por volta das 11.30 h, tendo o grupo atravessado a freguesia de Viatodos, com passagem na estação de Nine, em direção à freguesia de Arnoso Santa Eulália, onde todos os participantes puderam degustar de um picnic, no Parque da Praia Fluvial desta freguesia.

Ali, com a frescura da água do Rio Guizande e a proximidade  do Mosteiro de Arnoso Santa Eulália (fundada no séc. VII), foi tempo de recuperar forças: saborear o farnel; fazer jogos e brincadeiras; e tomar um refrescante banho para ganhar energia para o percurso de regresso.

Os alunos da turma 10.1, de Desporto, tiveram um papel fundamental na orientação dos ciclistas pelo percurso, que os mesmos delinearam previamente, promovendo-se desta forma a colaboração interdisciplinar e proporcionando-se a estes alunos uma oportunidade de desenvolver competências práticas na organização de eventos desportivos.

O evento contou também com a imprescindível colaboração de diversas entidades, que possibilitou a realização do mesmo nas devidas condições de segurança: os Bombeiros Voluntários de Viatodos e as Forças de Segurança da Polícia Municipal de Famalicão acompanharam o grupo ao longo de todo o passeio; a Junta de Freguesia de Nine possibilitou a travessia do Rio Este, na Colina do Romão, com a construção de um passadiço de madeira; a União de Freguesias de Arnoso e Sezures promoveu a abertura das instalações sanitárias na praia fluvial; as Câmaras Municipais de Barcelos e V.N. de Famalicão deram todo o apoio logístico necessário por parte destas entidades à realização desta atividade. Destaca-se neste último caso a participação inédita da Polícia Municipal de Famalicão, cujos agentes fizeram o patrulhamento ciclo da atividade, a partir da estação de Nine.

Foi, sem dúvida, um dia memorável e a forma ideal de terminar mais um ano letivo!

                                                                                                     Ângela Dinis, professora

               









Comentários

  1. Was für eine tolle Aktivität!

    ResponderEliminar
  2. Mathematik ist wichtig für unser tägliches Leben

    ResponderEliminar
  3. Anónimo24 novembro

    Um dia incrível

    ResponderEliminar
  4. Une journée inoubliable

    ResponderEliminar
  5. Anónimo24 novembro

    A fantastic day

    ResponderEliminar
  6. Daniel pereira24 novembro

    A fantastic day

    ResponderEliminar
  7. Uma atividade extremamente produtiva que cria uma grande relação entre professores e alunos, parece ter sido um dia inesquecível para todos os participantes!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. António Ferreira02 dezembro

      Também acho

      Eliminar
    2. Concordo, além de implementar-nos o gosto por pedalar e os benefícios físicos e de saúde que teremos!

      Eliminar
  8. Anónimo03 dezembro

    Uma atividade que leva os alunos a pensar na sustentabilidade do ambiente e isso é muito bom! Parabéns pela iniciativa!

    ResponderEliminar
  9. Anónimo04 dezembro

    activité incroyable!

    ResponderEliminar
  10. Que projeto incrível!!!

    ResponderEliminar
  11. Beatriz Ferreira05 dezembro

    Andar de bicicleta não só nos faz bem, como também faz bem ao planeta!

    ResponderEliminar
  12. Anónimo06 dezembro

    C'est une bonne initiative !

    ResponderEliminar
  13. Parabéns pela iniciativa e pela grande atividade para nos divertir

    ResponderEliminar
  14. Anónimo09 junho

    Ameiiii
    Sem duvida é um otimo comesso para incentivar os alunos a nao poluir.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário